sexta-feira, 18 de março de 2011

Começando meu home studio

Até o final dos anos 80 no Brasil era impossível, fazer uma produção de qualidade em sua propria casa. Para gravar uma DEMO tinhamos que desembolsar uma grana, o que não era muito sadio pois esse período a inflação era totalmente descontrolada. Pasme vocês!, foi no periodo do governo Collor que as coisas começaram a ficar mais fáceis pois, com o incentivo dado a importação de tecnologia começou a entrar no pais maquinas que com o passar dos tempos, alcançariam um preço bem "popular".(Os microcomputadores e mais tarde os notebook).
Hoje para começar fazer suas produções em casa não é nescessário muitas feramentas, o mais importante antes do software e hadware é você, sendo músico ter um bom ouvido, conhecendo realmente os timbres dos instrumentos e vozes, tendo esta habilidade, voce minimizará os erros possíveis, pois entenda que 80% de uma produção está na captura da fonte sonora.

Questões de Hardware:
São recomendados para gravação de áudio as seguintes configurações mínimas
Um PC ou Notebook de:
HD: 320GB OU SUPERIOR (OS ARQUIVOS DE AUDIO SÃO GRANDES)
MRAM: 1GB OU SUPERIOR (GERALMENTE SE UTILIZAM VARIAS TRILHAS SIMUTANEAS)
SISTEMA: WINDOWS OU MAC ( OS MAIS COMUNS)
PROCESADOR: 2.0 (ESSE ITEM É O MAIS IMPORTANTE)

Interface de Audio:
A interface é o equipamento responsável pela conversão das ondas sonoras em pulso elétrico e armazenado esse pulso em formato de som digital no seus computador.
Com a evolução da tecnologia hoje você encontra interface de comexão Fireware e USB. hoje a USB esta conquistando o mercado pois muita gente está montando seu studio como notebooks e é mais barato compra um com conexões USB do que Fireware.
Marcas Recomendadas: M-AUDIO, TASCAN, PRESONUS (esse item é de livre escolha)

Software:
O soft usado para gravação de audio á denominado DAWs (Digital Audio Workstation)
Os mais utilizados no mundo são: Pro Tools, Muedo, CuBase. (esse três são Pagos e podem vir ao comprar a interface de audio). Eu particularmente uso e aprecio o REAPER que é um soft gratuito e aceita praticamente todos os VSTs da face da terra, além de outros formatos. vale apena esperimentar.

Então concluimos este post com algumas informações básicas de como começar nosso HOME STUDIO.

Até a próxima postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário